Em misto de sorte e competência, o Vitória foi ao Estádio Presidente Vargas derrotar o Ceará em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Os gols do rubro negro foram marcados por Zé Hugo e Wagner Leonardo.
Devido à final da Copa do Nordeste entre Ceará e Sport, o jogo entre Vitória e Botafogo-SP, válido pela quinta rodada, teve que ser realizado antes do confronto entre as equipes nordestinas. Na sexta, o Leão venceu o time de Ribeirão Preto e na quarta precisou voltar uma rodada para seguir em frente.
Durante os 15 primeiros minutos de jogo, o Vitória apenas se defendeu. O time da casa buscou propor mais o jogo, tendo maior posse para construir suas jogadas pacientemente. O Leão, no entanto, mostrou dificuldades para se desvencilhar da marcação da equipe cearense e se desorganizou durante alguns momentos durante a transição defensiva.
O Ceará atacou mais pelo lado esquerdo. Apesar de Danilo Barcelos ser um lateral pesado e com dificuldades no quesito defesa, o camisa 23 teve papel importante na construção. Além dele, Janderson também incomodou a defesa rubro-negra, principalmente porque o ponta conseguiu se sair bem no 1x1 contra Zeca. Já no outro lado do campo, Erick e Warley não conseguiram ter efetividade contra um dos principais jogadores do Leão na Série B, Marcelo. O lateral esquerdo é o segundo na lista de desarmes na competição e esteve, mais uma vez, muito bem no jogo.
O primeiro tempo foi isso, sem muitas emoções. Apesar do Ceará atacar mais, o Vitória conseguiu manter minimamente a organização defensiva para não sair atrás do placar. Giovanni Augusto foi o pior entre os titulares do Vitória. O camisa 10 estava muito muito mal no jogo, pouco participativo e, quando recebia a bola, não conseguia ser produtivo. O time apresentou muitos erros de domínio e não conseguiu encaixar sequer uma única transição ofensiva rápida com real perigo de gol às traves de Richard.
Voltando do intervalo, a postura do time mudou. Antes do relógio marcar 2 minutos, o Vitória enfim chegou. Osvaldo recebeu de Giovanni Augusto, percorreu pela direita, cortou para o meio e chutou de esquerda. Mas o goleiro do Ceará estava atento e espalmou para a linha de fundo. O Leão estava chegando.
E apenas 2 minutos após a chegada de Osvaldo, Tiago Pagnussat errou na saída de bola e Zé Hugo aproveitou. O camisa 7 roubou a bola na intermediária, correu sozinho, ajeitou o corpo e chutou rasteiro. A princípio, esse tipo de finalização geraria uma defesa fácil para goleiros, mas Richard vacilou e deixou a bola passar diante de seus olhos. Uma bola totalmente defensável. Um frangaço e 1x0 Vitória.
Aos 16 minutos do segundo tempo, em cobrança de falta, o Vitória teve a oportunidade de mostrar uma de suas cartas na manga, as jogadas ensaiadas. Osvaldo cobrou falta na cabeça de Wagner Leonardo, que se desmarcou e pulou sozinho para carimbar as redes de Richard. Praticamente uma repetição do que vem acontecendo nos últimos jogos. 2x0 Vitória.
A partir dos 25 minutos, os jogadores do Vitória passaram a controlar mais o jogo. A preferência agora era pela paciência na construção das jogadas e o não acionamento de jogadas em velocidade. Afinal, os pontas de explosão haviam saído para a entrada de meias com características de maior controle (Gegê e Thiago Lopes). O Leão tomou os rumos do confronto para si o controle do jogo, ditou o ritmo da partida e permaneceu assim até o apito final. O Ceará também não mostrava ter forças para esboçar uma reação. Mais um furado.
O Vitória volta a campo neste domingo (14) às 18:00h, contra o Atlético Goianiense, no Barradão. Independente do resultado do jogo, o Leão continuará líder, mas a vitória significará uma disparada na liderança já no início do campeonato.
Comments