top of page
Foto do escritorVictor Lee

COPA DO MUNDO | Brasil 4 x 0 Panamá

Na estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo 2023, a canarinho venceu o Panamá com superioridade. A equipe panamenha é a terceira pior colocada no ranking FIFA entre os participantes da Copa. O Brasil conseguiu explorar a fragilidade das adversárias e aproveitou os espaços dados pela equipe rival, além das oportunidades trabalhadas durante a partida. O desempenho resultou em quatro gols e o primeiro lugar do Grupo F.

Foto: Thais Magalhães/ CBF

O time da Pia Sundhage entrou em campo com a formação tática 4-4-2. A goleira Letícia foi pouco acionada no jogo. Apenas dois chutes chegaram à área brasileira. Na zaga, Lauren e Raphaelle se mostraram seguras na defesa. Nas laterais, Antonia e Tamires. Destaque para a camisa 6 do Brasil, que fez um ótimo trabalho na lateral esquerda.


Já no meio, Ary, Kerolin, Laura e Adriana tiveram muita liberdade na criação e na subida para o ataque. Dessa forma, o Brasil conseguiu muitas roubadas de bola, o que gerou contra-ataques para as jogadoras mais avançadas, Bia e Debinha. Ary Borges, o destaque da partida, estava sempre pisando no ataque para ajudar o time.


Em suma, o coletivo da seleção se mostrou consistente com um meio-campo entrosado e o lado esquerdo como a principal fonte de recurso para o ataque. Bia Zaneratto e Ary Borges tiveram uma boa leitura do jogo. As duas revezaram entre o meio e ataque.


Ary Borges: 3 gols e 1 assistência

Foto: Thais Magalhães/ CBF

Jogadora do Racing Louisville FC, dos Estados Unidos. Aos 23 anos, Ary é estreante na Copa do Mundo e faz parte da renovação do time proposta pela treinadora Pia Sundhage. A meia foi a primeira brasileira estreante na Copa do Mundo a marcar três gols no jogo de abertura da seleção.


O primeiro gol do Brasil veio aos 18 minutos. Com o cruzamento de Debinha pelo lado esquerdo, Ary Borges só fez cabecear para o gol e se emocionou em sua comemoração. Aos 37 minutos, Ary fez o segundo gol em uma jogada trabalhada com Tamires, que disparou pela esquerda e encontrou a jogadora. A camisa 17 novamente cabeceou e no rebote da goleira Bailey, não desperdiçou.


Já o terceiro gol do Brasil só saiu no segundo tempo, mas foi uma linda jogada. Tamires tocou para Debinha que driblou a adversária, deixando a bola nos pés de Adriana. Ela deixou de letra para Debinha e a camisa 9 cruzou a bola nos pés de Ary. Mas a artilheira do jogo, que poderia ter chutado, deu um toquinho para trás, deixando o gol aberto para Bia ampliar o placar.


Mas aos 24 minutos do segundo tempo, Ary Borges entraria para a história, tornando-se a primeira brasileira a marcar três gols em sua estreia na Copa do Mundo. De cabeça, Ary marcou o quarto gol da Seleção e deu números finais à partida.


A rainha

Foto: Thais Magalhães/ CBF

Marta entrou apenas aos 30 do 2º tempo, sendo ovacionada pela torcida no Hindmarsh Stadium. O Brasil vencendo por 4 a 0 é sintoma do momento atual da seleção. A rainha é a maior artilheira da história das Copas e agora abre espaço para outras protagonistas darem continuidade ao seu legado e ao de outras pioneiras que, desde 91, lutam e fazem parte da paixão do que é ser brasileira e poder representar o nosso futebol em outros países.


Marta, que voltava de lesão, entrou em campo para pegar ritmo. Esse foi o 187º jogo da rainha com a camisa 10. “O que criamos hoje é fruto do trabalho coletivo que estamos fazendo há bastante tempo. Esperamos que continue assim a Copa inteira, para quem sabe a gente conquistar o título no final”, disse a Rainha.


Próximo Jogo


O Brasil enfrenta a França no sábado (29/07) às 7h no Suncorp Stadium.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page